Exames e Procedimentos

Entenda como funciona o procedimento cirúrgico.

ROBÔ DA VINCI

As opções de tratamento de câncer urológico como por exemplo a Prostatectomia Radical Robótica e Nefrectomia Parcial Robótica propiciam uma cirurgia mais precisa e menos invasiva com melhor resultado funcional precoce.

O Sistema Robótico Da Vinci é uma plataforma cirúrgica que permite uma melhor visão em 3 D com magnificação da imagem com melhor visualização do campo operatório, eliminação do tremor natural da mão do cirurgião, mais liberdade de movimentos nas pinças robóticas e maior precisão o que faz a cirurgia ser considerada minimamente invasiva, menor sangramento e melhor resultado funcional.

.

CIRURGIA ROBÓTICA AVANÇADA

CISTOPROSTATECTOMIA RADICAL COM DERIVAÇÃO URINÁRIA INTRACORPÓREA, TOTALMENTE ROBÓTICA.

PROSTATECTOMIA ANTERÓGRADA

Esta técnica tem resultados semelhantes a Robótica para o tratamento cirúrgico do câncer de Próstata com valor muito menor para os pacientes que não tem acesso ao Robô. O valor desta cirurgia é cerca de um terço da cirurgia robótica, a recuperação semelhante um ou dois dias de internação e 5 a 7 dias de sonda.

ESTUDO URODINÂMICO – Urodinâmica Não Invasiva

É o estudo das várias fases do ato de produzir, transportar, reter e excretar urina, gerando parâmetros como volume produzido, excretado ou retido, tempo de produção, capacidade volumétrica das vias urinárias, pressão de fluxo no interior das vias urinárias, etc., os quais podem ser confrontados com dados normais.

É um método para avaliar as condições funcionais do trato urinário baixo, comprometido muitas vezes por condições urológicas ou neurológicas disfuncionais, estudando, por exemplo, as fases de enchimento e esvaziamento da bexiga, avaliadas por medidas das pressões vesical, uretral e abdominal.

CISTOSCOPIA – Vídeo Cistoscopia

É um exame endoscópio das vias urinárias baixas que possibilita uma visibilização ótica dos segmentos uretrais, do interior da bexiga e da porção terminal dos ureteres.

Suas principais indicações são:

  • Diagnóstico e acompanhamento de distúrbios das vias urinárias;
  • Diagnóstico e acompanhamento dos tumores da bexiga ou da uretra;
  • Diagnóstico de infecções recorrentes da bexiga;
  • Resolução de problemas criados por cálculos na bexiga;
  • Realização de biópsia endoscópica da bexiga ou da uretra, quando necessárias.

Além disso, pode ser indicado para a avaliação do tamanho da próstata, divertículos da uretra ou da bexiga, fístulas, corpo estranho dentro da bexiga, etc.

BIÓPSIA DE PRÓSTATA

Na biópsia da próstata é removido, no mínimo, 12 fragmentos representativos de toda a superfície da próstata, para uma avaliação em laboratório das alterações das células.

O procedimento é considerado de pequeno porte, podendo ser feito em hospitais ou clínicas e, é comumente feito com anestesia local e sedação. Embora a internação hospitalar nas seja necessária, é fundamental manter um repouso relativo, por até 36 horas após a biópsia.

Esse ainda é o único meio de se confirmar o diagnóstico de câncer de próstata.

DILATAÇÃO URETRAL

Nesse tratamento, são introduzidas sondas de calibre progressivo na uretra, com objetivo de tentar dilatar o tecido fibrótico da área estreitada, aumentando o diâmetro interno do canal uretral. O acompanhamento contínuo e a repetição da manobra visam estabilizar a correção.

Isso é importante pois o tecido cicatricial tende a se contrair, sendo necessárias sessões repetidas para um resultado duradouro.

O tratamento pode ser empregado como forma de tratamento inicial em estenoses curtas e leves, ou mesmo no período pós-cirúrgico para estabilização do segmento operado.

BIÓPSIA DE BEXIGA

Nesse exame as amostras retiradas da bexiga são mais frequentemente obtidas durante a cistoscopia, onde o médico usa um tubo fino (cistoscópio) para olhar diretamente dentro da bexiga.

A identificação de lesões suspeita neste exame faz com que o médico retire pequenos pedaços de tecido (biópsia) pelo cistoscópio e os envie para o patologista, que examina os fragmentos pelo microscópio. Para alguns pacientes o médico pode aproveitar e retirar toda a área cancerosa durante a biópsia, no mesmo tempo cirúrgico.

POSTECTOMIA A LASER

A Postectomia é a retirada do excesso de pele do pênis. É indicada em praticamente todos os homens, em qualquer faixa etária que apresentem fimose ou excesso de prepúcio (pele do pênis).

A cirurgia feita com LASER tem as vantagens de menor sangramento e recuperação mais rápida, este procedimento pode ser feito com anestesia local ou sedação.

CRIOTERAPIA PARA LESÕES DE PÊNIS
BIÓPSIA DE PRÓSTATA

BIÓPSIA DE PRÓSTATA COGNITIVA GUIADA POR RNM E US

VASECTOMIA

Vasectomia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que interrompe o fluxo de espermatozoides produzidos nos testículos.

A cirurgia é realizada através de uma pequena incisão na bolsa escrotal (+/- 1cm), os ductos deferentes (que transportam o esperma) são cortados e bloqueados por fios de sutura, eletrocauterização, ou ambos. Dessa forma, os espermatozóides não são emitidos durante a ejaculação. Entretanto o líquido seminal continua saindo normalmente, como este último é responsável por mais de 99% do volume a ejaculação continua igual ao que era antes da cirurgia. Só não tem as células (espermatozoides) que fecundam o óvulo.

O procedimento é muito rápido (de 30 a 35 minutos) e o homem pode ir para casa no mesmo dia.

MEATOPLASTIA

É uma intervenção cirúrgica que tem o objetivo de aumentar o calibre da região final da uretra e assim promover um melhor fluxo urinário e melhorar o padrão micional. O procedimento é realizado com anestésico tópico. A duração é de no máximo 20 minutos e não há a necessidade de uso de antibióticos após o término do procedimento. Os pontos são do tipo absorvível, não sendo necessário a retirada dos mesmos. Por até 5 dias pode ocorrer queimação no momento da micção e até saída de sangue, fato esse esperado e sem nenhuma gravidade.

CRIOTERAPIA E LASER PARA CONDILOMAS (VERRUGAS VENÉREAS)

A CRIOTERAPIA consiste em queimar as verrugas pelo frio através da aplicação de nitrogênio líquido. Várias sessões são necessárias para erradicar as lesões.

LASER DE CO2, consiste em queimados as verrugas utilizando essa tecnologia. Este método requer anestesia local ou geral, dependendo do caso.